Image Alt

BIOGRAFIA

  /  Fundador
Assim nasceu a Oficina da Imagem

DEDICADO AO ENSINO DA FOTOGRAFIA DESDE 1972

Carlos Marques foi vários anos técnico da Kodak, que lhe proporcionou grande número de cursos e estágios em Madrid, Paris, Londres e Stuttgart, sobre os mais diversos campos de aplicação da imagem, como radiografia médica e industrial, audiovisuais, cinema profissional, microfilmagem, técnica fotográfica, técnicas de laboratório industrial, e paralelamente, formação de vendas e de marketing.

É professor de fotografia desde 1972 enquanto técnico da Kodak e fotógrafo publicitário desde 1978.

Ao longo da sua carreira profissional os seus principais campos de actividade foram os catálogos, publicidade, moda, decoração fotográfica de interiores e stands de feiras industriais.

Numa época em que os computadores ainda não tratavam fotografia, pesquisando sempre novas formas de expressão cultivou e desenvolveu diversas técnicas de efeitos especiais que aplicou em muitos trabalhos para os seus clientes, como linhas tonais, posterizações, inversões, processos cruzados, tramas, altos contrastes com Kodalith, sandwishes, exposições múltiplas, flash estroboscópico, etc. etc.

Deixou de fotografar profissionalmente em 2002 para se dedicar em exclusivo à sua escola de fotografia Oficina da Imagem que fundou em 1978 e operou em Lisboa (Monte Abraão), Porto e Funchal.

Dos seus cursos saíram muitos fotógrafos profissionais de todas as zonas do país e outros, amadores que se dedicam à arte fotográfica, têm livros publicados, fazem exposições e ganham prémios nacionais e internacionais.

A partir de 2002 dedicou-se à investigação sobre Estética Fotográfica com o objectivo de desenvolver o ensino dessa matéria mal conhecida em Portugal. É autor de vários textos pedagógicos sobre o assunto, tendo introduzido um novo método de análise e crítica fotográfica que é ensinado no seu curso profissional.

É autor de um largo número de textos pedagógicos destinados ao ensino da fotografia.

É autor e realizador da colecção CURSO DE FOTOGRAFIA em 4 cassetes de vídeo VHS que foram utilizadas durante anos, em diversas escolas secundárias como material audiovisual para o ensino de fotografia, sobretudo, em aulas de Educação Visual.

Desde 1978 organizou grande número de cursos de fotografia, por solicitação de diversas instituições públicas e privadas, em diversas partes do país.

É acreditado pelo Ministério da Educação para ministrar Cursos de Formação a professores do Ensino Secundário.

Foi consultor da Kodak para a formação, para quem produziu diversos textos técnicos, editados por esta firma, audiovisuais, e grande número de cursos para o pessoal e clientes, fotógrafos profissionais.

Tem sido convidado pela Kodak, Fujifilm, FotoSport, Foto Industrial, Beltrão Coelho, Foto Kiosk, para dar formação profissional e fazer conferências para fotógrafos profissionais.

Foi consultor para formação profissional da ANIF – Associação Nacional dos Industriais de Fotografia.

Foi colaborador da revista FOTO PROFISSIONAL.

Foi director da revista FOTOGRAFIA.

Foi chefe de redacção da revista FOTO.

Foi director da revista SUPER FOTO PRÁTICA.

Foi o organizador das JORNADAS DE FOTOGRAFIA DE LISBOA, realizadas na F.I.L. ao longo de 14 anos.

Apaixonado por viagens e conhecendo 53 países, diversas revistas publicaram o seu trabalho de reportagens internacionais em Espanha, França, Andorra, Itália, Escócia, Brasil, Macau, Índia, Nepal, Tailândia, Maldivas, Roménia, Bulgária, Bolívia, Peru, Irlanda, Holanda, Austrália e Nova Zelândia.

É autor do projecto de alteração ao Código dos Direitos de Autor, que foi apresentado pela ANIF- Associação Nacional dos Industriais de Fotografia ao Ministério da Cultura.

Foi membro do Júri do SALÃO INTERNACIONAL DE ARTE FOTOGRÁFICA DO ALGARVE. A este certame, já não existente, concorriam anualmente milhares de fotógrafos de quase uma centena de países e era reconhecido pela PSA-Photographic Society of America e pela FIAP – Fédération Internationale de l’Art Photographic como o número um entre os 150 concursos internacionais que se realizam em todo o mundo.

É associado da AFP – Associação de Fotógrafos Profissionais de Portugal, hoje, APPImagem e faz parte do Colégio de Juízes daquela instituição, cuja função é atribuir qualificações aos fotógrafos profissionais que submetem trabalhos à sua apreciação. Os profissionais associados da AFP e posteriormente, da APPImagem são reconhecidos pela FEP – Federation of European Professional Photographers.

Em 2009, foi o primeiro português a ser designado para Presidente do Júri para as Qualificações da AFP. Até então, a presidência do júri era feita por fotógrafos para tal qualificados, vindos de Espanha ou do México.

Em 2010, foi o primeiro português distinguido pela AFP com o título de Mestre Fotógrafo Instrutor, título reconhecido nos 29 países que fazem parte da FEP.

Em 2014 foi nomeado Presidente Honorário da APPImagem – Associação Portuguesa do Profissionais da Imagem, em reconhecimento “pelo seu contributo para Fotografia” – link.

A organização do World Photographic Cup, da qual fazem parte 30 países, nomeou Carlos Marques para júri internacional.

É, desde 2018, perito da Comissão Técnica de Normalização ISO (International Organization for Standartization), em Fotografia e Imagiologia.

Tendo fundado em 1978, a escola de fotografia Oficina da Imagem, ao fim de 40 anos de actividade ininterrupta, com 77 anos de idade resolveu reformar-se do ensino para se dedicar por inteiro à literatura e vendeu a escola ao fotógrafo Fernando Branquinho que assumiu o compromisso de dar continuidade ao ensino da fotografia.

Em 2018, o videógrafo e realizador de cinema Sérgio Duarte produziu uma curta metragem de 30 minutos, sobre a vida e obra de Carlos Marques, destinada a ser apresentada a concurso em festivais internacionais de cinema de curta metragem – link.

Da sua obra literária constam:

Meteoros – Poesia – 1990

Não se governam nem se deixam governar – Romance histórico da 1ª República – 2010

Gente sem esperança – Relato de viagem – 2011

E o Homem criou deus – Ensaio ateísta de crítica religiosa – 2011

Vaso com flores azuis – Romance – 2014

O Olhar do Fotógrafo – e-book – Estética e Comunicação Fotográfica – 2017 – link.