Image Alt

A NOSSA HISTÓRIA

  /  Escola
Fundada em 1978

PROFESSOR CARLOS MARQUES

A OFICINA DA IMAGEM É ATUALMENTE UMA REFERÊNCIA A NÍVEL NACIONAL E ATÉ INTERNACIONAL

O gosto por ensinar aquilo que aprendia, começou, quando ao serviço da Kodak, Carlos Marques frequentou um grande número de ações de formação em Londres, Paris, Madrid e Estugarda, para depois ministrar a mesma formação aos fotógrafos profissionais portugueses.

Quando, em 1978, saiu da Kodak para montar o seu próprio estúdio de fotografia publicitária, apercebeu-se que o país necessitava de formação profissional na área da fotografia. Portanto, desde o início, a sua intenção nunca foi ministrar formação básica a amadores mas sim contribuir para um muito necessário desenvolvimento da qualidade fotográfica, a nível profissional. Nascia assim, a escola Oficina da Imagem com a criação de um curso com a duração de 12 meses, em horário pós-laboral.

O projecto foi muito bem acolhido, passando a escola a receber todos os anos, além de alguns amadores avançados, muitos profissionais de todo o país e alunos do Brasil, Angola, Moçambique, de Espanha e Itália. O SEGREDO DO ÊXITO DA ESCOLA, RESIDIA NO FACTO DE O CURSO SER EMINENTEMENTE PRÁTICO, EXISTINDO APENAS CERCA DE 10% DE AULAS TEÓRICAS. Ao longo de um ano, as aulas eram tão variadas, que o curso mais parecia uma sucessão de muitas e variadas práticas em eventos fotografados.

A ÚNICA ESCOLA DE PORTUGAL COM O PROTOCOLO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS PROFISSIONAIS DA IMAGEM

O facto de a APPImagem – Associação Portuguesa dos Profissionais da Imagem homologar o Curso Profissional e assinar os diplomas muito contribuiu para a credibilização do nível do ensino praticado.

Na realidade, ao longo destes anos de atividade da Oficina da Imagem saíram centenas de fotógrafos, alguns, amadores de reconhecido mérito, inclusivamente alguns com reconhecimento internacional e muitos profissionais, hoje espalhados por todo o país, nas mais diversas áreas específicas da fotografia.

PASSAGEM DO TESTEMUNHO

A partir de 2018, após 40 anos de atividade de escola, o professor Carlos Marques transmite a propriedade e direção da Oficina da Imagem, ao fotógrafo Fernando Branquinho. A escola muda-se assim para o Seixal, na margem sul do tejo, continuando a estabelecer uma ligação estreita com Lisboa, estando a 15 minutos da capital. Com uma nova reestruturação de cursos, sob a orientação do fotógrafo Fernando Branquinho a escola Oficina da Imagem irá honrar o passado e rumar ao futuro com uma constante inovação face à evolução e necessidades do mercado

Certificado de Competências

Especializações Profissionais

Equipa Pedagógica Experiente

Opções de Pagamento Flexíveis

Material Didáctico Exclusivo

Descontos Exclusivos dos Parceiros

Professores

A NOSSA EQUIPA

Obrigado Mestre Carlos Marques, Maria José Marques e a todos os Fantásticos Amigos Professores desta Grande Escola Oficina da Imagem, e aos Ilustres Júris da APPIMagem - Associação Portuguesa dos Profissionais da Imagem, sem todas estas pessoas maravilhosas nenhum de nós conseguia aqui chegar. Sou um sortudo, tenho companheiros de curso/trabalho magníficos.

Luís Castanheiro

É com grande satisfação que culmino hoje uma etapa no meu percurso profissional. Começou com um sonho que foi ganhando forma, e com dedicação, trabalho e apoio de todos aqueles que me acompanharam. Hoje estou a receber o meu diploma da Oficina da Imagem e reconhecido pela APPImagem. Em conjunto com a Menção Honrosa do meu projecto final " Musicoterapia ", com grande agradecimento a ADE - Associação Diferentes e Especiais. Obrigada a todos que directa ou indirectamente me ajudaram a concretizar mais uma etapa.

Eugénio Silva

Com bastante esforço para terminar até ao fim este curso por falta de disponibilidade, consegui finalmente concluir com sucesso... e com muito orgulho consegui obter o carimbo da APPImagem (Associação Portuguesa dos Profissionais da Imagem)! Resta-me agradecer à Escola Oficina da Imagem e a todos os professores por todos os ensinamentos e apoio nesta etapa da minha vida e claro, a todos os meus colegas pela amizade proporcionada ao longo deste ano lectivo.

Rui Veloso

A etapa está concluída. Um ano duro de trabalho e de muitos quilómetros. O resultado final foi recompensador, agora já posso dizer que sou fotografo, com uma Menção Honrosa na categoria de Natureza Morta, e o diploma certificado pela APPImagem (Associação Portuguesa dos Profissionais de Imagem ). Desta forma deixo o agradecimento aos familiares, amigos, professores e aqueles que sempre me ajudaram a percorrer este sonho, um muito obrigado.

David Rodrigues

Depois de um ano de muito trabalho, de muita fotografia, de muita aprendizagem, de muitos quilómetros, eis que chega ao fim o resultado do curso profissional de fotografia. Diploma aprovado com a chancela da APPI , Associação de Fotógrafos profissionais de Portugal, mais duas Menções Honrosas pelo meu trabalho - Uma em Fotojornalismo Desportivo e outra Fotojornalismo em Futebol. Extremamente Feliz!!

Rui Boino